Apresentação

Sobre a iniciativa

Essa iniciativa é referente à atual Revisão do Plano Diretor de Curitiba, que está em andamento e pretende ser finalizada no ano de 2026.

A revisão é coordenada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) com apoio das demais Secretarias Municipais da Prefeitura de Curitiba, de maneira que as políticas públicas estejam correlacionadas e articuladas no território.

 O principal objetivo do Plano Diretor é promover uma cidade mais inclusiva, segura, resiliente, próspera, inovadora e sustentável e, assim, melhorar a qualidade de vida de toda a população.

A elaboração desse marco legal exige um processo participativo, fundamental para criar consensos e construir um plano que reflita os desejos da população.

 📩 Contato do Plano Diretor de Curitiba:  - planodiretor@ippuc.org.br

O que você encontra aqui?

📅 Cronograma: Fique por dentro das principais datas do processo de revisão.

🖧 Formação de rede: Clique aqui para conhecer quem já faz parte da nossa comunidade!

📖 Materiais de referência: Acesse os principais materiais da revisão do Plano Diretor na seção “Biblioteca”, que será atualizada com os materiais publicados conforme o desenvolvimento do processo. Principais materiais disponíveis:

📱 Cartilha do Processo Participativo: Essa cartilha explica brevemente como será o processo participativo e quais os principais canais de engajamento e momentos de participação.

Como se informar?

Para obter mais informações e tirar dúvidas sobre o processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba, acesse os seguintes canais:

• ➡️ Portal do Plano Diretor e Perguntas Frequentes

• ➡️ Telefone do PD: (41) 3250-1417

• ➡️ WhatsApp do PD: (41) 3250-1305

• ➡️ E-mail do PD: planodiretor@ippuc.org.br

• ➡️ Plano Diretor na sua Agenda: marque uma reunião com a equipe através do Portal do PD na Agenda Online

• ➡️ Fique por dentro! Quer ficar sabendo do cronograma e de todas as novidades da Revisão do Plano Diretor? Cadastre-se aqui!

Sobre a participação

A sua participação é muito importante para o processo de Revisão do Plano Diretor. O engajamento irá garantir que as necessidades e os desejos da população curitibana sejam endereçados pelo plano.

Envolver-se nesse processo é uma forma de exercer a cidadania e de contribuir para a construção de uma cidade melhor para todas as pessoas.

Princípios da participação

A participação da sociedade deverá acontecer segundo os seguintes princípios:

não deixar ninguém para trás: garantir a inclusão e a participação efetiva de todas as pessoas, assegurando a representação da diversidade da sociedade;

· não deixar nenhuma pauta para trás: contemplar as diferentes temáticas presentes na vida urbana e promover a sinergia entre elas;

· não deixar nenhum lugar para trás: oferecer espaços de participação em todas as Regionais da cidade e também por meio de canais digitais.

Como participar?

Eventos participativos

São convocados com antecedência e amplamente divulgados, sendo os principais:

👉 Oficinas comunitárias: abertas a toda população, que acontecerão nas dez Regionais da cidade.

👉 Oficinas abertas de imersão urbana: espaços abertos que contarão com atividades participativas e que acontecerão durante o dia das oficinas comunitárias nas Regionais.

👉 Audiências públicas.

👉 Urbanista mirim: estratégia de participação voltada a crianças e adolescentes.

Metodologia Participativa

A Revisão do Plano Diretor de Curitiba está alinhada às pautas do desenvolvimento sustentável presentes na Agenda 2030, documento elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A proposição de pautas, ou os “P’s” de sustentabilidade, facilita a organização das demandas das pessoas de acordo com seus interesses e paixões — temas ambientais, sociais, culturais, econômicos, entre outros — nas discussões acerca da cidade e da vida urbana, contemplando as seguintes pautas: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade, Pertencimento e Patrimônio, Parcerias, Poder Público e Pesquisa e Planejamento.

Para melhor entender esse processo, foram criados personagens que simbolizam esses 8 P’s.

Mapa da comunidade

Apoio institucional