Seleção de Entes Federados (Estados e Municípios)

Apresentação

SELEÇÃO DE ENTES FEDERATIVOS PARA PARCERIA COM O PROJETO DE COOPERAÇÃO BRASIL-ALEMANHA “ACOPLAMENTO DE SETORES E ECONOMIA VERDE NO BRASIL”

A presente iniciativa visa à seleção de propostas de projetos no setor de mobilidade urbana, para receber assistência técnica e especializada no contexto de estratégias de eletrificação de suas frotas, nos serviços de transporte público coletivo, no âmbito do Projeto de cooperação técnica Brasil-Alemanha “Acoplamento de Setores e Economia Verde – AcoplaRE.”. O AcoplaRE tem como parceiro político o Ministério de Minas e Energia (MME), e como um dos parceiros de implementação, o Ministério das Cidades (MCID). O projeto é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e financiado pelo Ministério Alemão da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ).

As propostas selecionadas receberão assessoria especializada para avaliar o potencial técnico, econômico e ambiental da eletrificação da frota de veículos utilizados para a mobilidade urbana, nos serviços de transporte público coletivo, de limpeza urbana e/ou na logística de última milha. Essa assessoria envolve: (i) avaliar as tecnologias mais adequadas para a eletrificação da mobilidade urbana nas cidades; (ii) analisar os impactos ambientais e as implicações econômicas decorrentes da adoção dessas tecnologias; (iii) desenvolver medidas digitais compatíveis com as necessidades das cidades no âmbito da mobilidade urbana e; (iv) implementar um método padronizado que seja escalável para outras cidades, nos termos deste Edital.

Público-alvo

55 entes federativos que solicitaram financiamento para aquisição de ônibus elétrico, compreendendo estados e municípios brasileiros selecionados para o PAC renovação de frota.

Resultados esperados

Realizar um processo de seleção de municípios parceiros com eficiência e eficácia de maneira transparente e justa.

Uma das metas que o projeto visa alcançar é que a soma das emissões anuais de gases de efeito estufa do transporte público no Brasil seja reduzida em 2 quilotoneladas de dióxido de carbono equivalente (kt CO2-eq) em 2023, 5 kt em 2024 e 10 kt em 2025 em 5 municípios (2 dos quais no Nordeste do Brasil).

Valor Base: 8 municípios / 42,5 kt (Atualmente, 8 municípios fomentam o uso da mobilidade elétrica no transporte público, 4 deles também na limpeza urbana ou na logística urbana, dados de: 02/2022)

Valor Alvo: 10 municípios / 44,5 kt (2023), 12 municípios / 47,5 kt (2024), 13 municípios / 52,5 kt (2025)

Dúvidas

Para mais dúvidas, acesse o fórum pelo link AcoplaRE – Seleção de Entes Federativos (Estados e Municípios) - ReDUS ou aguarde o evento destinado para isso.

Apoio institucional